Últimas Notícias

 
 

Páginas: 

 

02

Dez

2013

 

Feras renovam o fôlego para maratona da UFPE

Feras renovam o fôlego para maratona da UFPE

Falta pouco para as férias. Domingo e segunda-feira da próxima semana acontecerá a segunda fase do vestibular da UFPE. É a última seleção de instituição pública este ano. Nada de relaxar durante a semana, pois a concorrência é acirrada. A dica é responder questões de concursos passados para reforçar o aprendizado e identificar o que merece revisão de última hora. Só depois do dia 9 os estudantes podem descansar e esperar o listão dos aprovados, previsto para sair até 24 de janeiro.
 
No site do Colégio Motivo (www.motivofaz.com.br) o candidato vai encontrar provas dos últimos 10 anos do vestibular, com as questões resolvidas e comentadas, além do gabarito oficial. É uma boa oportunidade de treinar nesses dias que antecedem a segunda fase da UFPE. A primeira etapa da seleção foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em outubro pelo Ministério da Educação (MEC).
 
“Agora é mais simples porque os vestibulandos têm que revisar apenas as disciplinas específicas. É mais fácil porque a quantidade de assuntos diminui, apesar do nível de cobrança ser mais aprofundado”, destaca o coordenador do ensino médio do Motivo, Sérgio Ribeiro. Ele sugere que o candidato acesse o site do Motivo e até quinta-feira faça as provas da UFPE dos últimos quatro anos.
 
“Amanhã ele responde os testes de 2009. De manhã, as provas do primeiro dia e à tarde, as do segundo dia. Sempre destinando quatro horas, mesmo tempo que a Covest reserva para a segunda fase. Mas tem que levar a sério. Não atender telefone, não parar para descansar, não se distrair. Cronometrar o tempo como se estivesse no dia do vestibular”, diz Sérgio.
 
Na terça, conforme sugestão do coordenador do Motivo, o fera separa as provas de 2010. A quarta e quinta, respectivamente, seriam destinadas a 2011 e ao ano passado. “Vale deixar a sexta-feira para revisar o que nesses quatro dias anteriores o estudante percebeu que teve mais dificuldade. Porque ainda dá tempo de pedir explicação a um colega ou a um professor”, observa Sérgio.
 
Daniel Nascimento, 20 anos, fera de medicina, não vai baixar a guarda esta semana. “Tem que jogar duro agora. É o momento de dar o melhor, revisar os assuntos para me sair bem nas provas. Não posso vacilar, pois é meu terceiro vestibular”, afirma Daniel. Ele pretende seguir a dica da coordenação do Motivo. “Vou responder testes da UFPE de outros anos. Também questões de outras universidades”, conta. “Só vou descansar na segunda-feira, quando entregar as últimas provas do vestibular.”
 
Fonte: Blog do Fera

22

Nov

2013

 

ACOMPANHE A RESOLUÇÃO DAS PROVAS DA UPE NO MOTIVO FAZ

ACOMPANHE A RESOLUÇÃO DAS PROVAS DA UPE NO MOTIVO FAZ

 Nos dias 24 e 25 de novembro, os feras enfrentarão as provas do vestibular da UPE. Aqui no Motivo Faz você pode acompanhar a resolução das questões em tempo real, feitas pela nossa equipe de professores.

Fique ligado no Motivo Faz.

21

Nov

2013

 

Redação da UPE exige atenção do candidato

Redação da UPE exige atenção do candidato

Isabella Botelho escreve a redação no rascunho. Depois de responder algumas questões de outras provas passa o texto a limpo. Foto: Guga Matos / JC Imagem

Motivo de preocupação de boa parte dos estudantes, a redação é uma das provas que os 41.062 candidatos inscritos no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) enfrentarão domingo, primeiro dia da segunda fase do processo seletivo. É importante ficar atento às regras para não perder pontos. Apesar de a primeira fase do concurso ter sido o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação, a universidade não usará a redação da avaliação na composição da média final do vestibulando. Preferiu aplicar teste próprio.

A dissertação, na UPE, vale nota de zero a 10. Segundo o manual do concurso, levará zero o vestibulando que escrevê-la com lápis grafite. Na folha da redação, o texto deve estar escrito com caneta esferográfica azul ou preta. O lápis pode ser usado apenas no rascunho. A banca dará essa mesma nota para o fera que fugir totalmente do tema ou do gênero proposto. Também aquele cuja redação tiver sete linhas ou menos.

Professor do Colégio Motivo, Mário Sérgio lembra que na UPE não há necessidade de o candidato apresentar a solução para o problema apresentado, como aconteceu no Enem. “O estudante não precisa apontar uma solução na conclusão. Pode terminar o texto com uma síntese, um raciocínio filosófico, uma crítica, uma reflexão”, observa Mário Sérgio.

A banca exige que a dissertação tenha entre 20 e 30 linhas e no mínimo três parágrafos (um de introdução, um de desenvolvimento e um de conclusão). “O mais comum é o estudante escrever dois ou três parágrafos de desenvolvimento. Depende do perfil de cada um. Vale lembrar que o texto de apoio é apenas um suporte, está ali para ajudá-lo a desenvolver as ideias. Não é o foco da redação. Tem muito aluno se confundindo com isso”, enfatiza o professor. Ele diz que o fera deve criar o título para a redação.

Será apresentado somente um tema na prova. A sugestão de Mário Sérgio é que o candidato reflita antes de iniciar a escrita. Fugir tangencialmente do tema proposto pode resultar na perda de até dois pontos. “O estudante deve usar os instrumentos de que dispõe: lápis, borracha, papel. Grifar as palavras-chave antes de começar a escrever. Refletir cinco minutos, pois faz parte do processo de construção, para depois passar para o papel”, recomenda. Antes de passar o texto a limpo, na folha definitiva, tem que prestar atenção se há erros gramaticais.

 Fonte: Blog do Fera

20

Nov

2013

 

UPE adia emissão dos cartões informativos para o SSA

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) informa que, devido à realocação de candidatos em locais de provas, a emissão dos cartões informativos para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – 1ª e 2ª fases – foi adiado para o próximo dia 21 de novembro. As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, sendo as da SSA1 pela manhã e SSA2, à tarde.
No início do mês, a Universidade de Pernambuco (UPE) começou a e emitir os cartões de inscrição para os feras que vão enfrentar o vestibular tradicional 2014 da instituição. Este ano, a UPE decidiu liberar os cartões de inscrição dos candidatos do vestibular seriado e do tradicional de forma escalonada, para evitar panes no sistema. 
Para os feras tradicionais, as provas acontecem nos próximos dias 24 e 25. Os primeiros a passarem pela avaliação serão os alunos do terceiro ano do ensino médio, pois as provas do Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA 3) estão marcadas para os próximos dias 10 e 11, pela manhã. A primeira fase de seleção do vestibular tradicional corresponde ao Enem. 

18

Nov

2013

 

Listão da UPE sai em janeiro

Terminou ontem a maratona de provas da última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). No segundo dia de avaliação alguns atrasos foram registrados, mas, o número de abstenções foi reduzido se comparado ao ano anterior. Ao todo, 8,45% dos inscritos – 1.208 candidatos – não realizaram a prova. Em 2012 este número chegou aos 9,11%. O listão com os aprovados do SSA3 deve ser divulgado até 31 de janeiro de 2014.
Assim como no primeiro dia, ontem um candidato foi eliminado pelo uso do telefone celular, totalizando duas eliminações durante o processo seletivo.A pró-reitora de graduação da UPE, Izabel Avelar, comemorou os números e garantiu que tudo transcorreu dentro da normalidade. “A gente avalia como um dos anos mais tranquilos”, comentou.
Ontem, os candidatos responderam 58 questões de biologia, física, química, geografia, história e sociologia. Os próximos a batalhar por uma vaga na universidade são os candidatos ao vestibular tradicional da UPE, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês. As provas do SSA1 e SSA2 acontecem nos dias 15 e 16 de dezembro, de manhã e à tarde, respectivamente.
No geral, os professores do Colégio Motivo avaliaram como mediano o nível das provas de ontem. Rafael Santos, de química, achou o nível da prova médio e elogiou as questões contextualizadas que o concurso ofereceu este ano. Mas faltou um pouco mais de cálculos. “Só teve um tópico de todo o assunto da eletroquímica. A prova foi mais teórica. Também acho que algumas lembranças, como as estruturas de molécula estudadas na química orgânica, também faltaram”, disse.
O professor de física Wellington Jesus avaliou que a prova este ano foi mais fácil em comparação ao ano passado. “Senti a ausência do assunto estática do sólido”, contou. Na avaliação do professor de biologia Carlos Valença, a prova foi mediana e bem seleta. “Porém, poderia ter escolhido melhor os assuntos a serem abordados. Uma questão sobre cromossomos sexuais de insetos não foi tão relevante. Há tanta coisa em humanos a ser explorada. Esse assunto é um pouco isolado”, disse.

14

Nov

2013

 

Aprenda exercícios para relaxar antes e durante a prova do vestibular

Aprenda exercícios para relaxar antes e durante a prova do vestibular

A postura do fera durante a prova entrega: fazer vestibular, definitivamente, não é confortável. Cabeça baixa, coluna curvada, movimentos repetitivos na hora de marcar o gabarito, somados a todo estresse e pressão característicos desse período, desencadeiam cãibras, dores musculares e nas articulações em muitos candidatos. “Além de influenciar no desgaste mental, as longas horas dedicadas ao concurso também consomem energia do corpo”, explica Fátima Godinho, professora de educação física do Colégio Motivo. Evitar a fadiga é simples e Fátima mostra como.
“Alongar é o melhor jeito de suportar o processo”, diz. Ela ensina alguns exercícios para serem feitos antes e durante as provas do vestibular e que ajudam a relaxar pernas, pés, ombro, pescoço, dedos e punhos, partes que mais sofrem com o cansaço. De acordo com a professora, 15 segundos para cada série são suficientes.
Fonte: NE10 

08

Nov

2013

 

Neste sábado, Colégio Motivo promove aulão de revisão para SSA 3 da UPE

Neste sábado (09), das 7h30 às 13h, o Colégio Motivo promove um aulão de revisão para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do centro de ensino que passam pelas as provas do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE), nos dias 10 e 11 de novembro. Esta é uma oportunidade a mais para os feras Motivo – que tentam ingressar na UPE – de revisar o conteúdo exigido no vestibular. No aulão, os alunos terão a oportunidade de rever, com a equipe de professores da escola, todo o conteúdo estudado ao longo de 2013 .
SERVIÇO
Aulão de revisão – Colégio Motivo
Data: 09/11
Horário: das 7h30 às 13h
Local: Colégio Motivo. R. Padre Carapuceiro, 590, Boa Viagem
Fonte: NE10

08

Nov

2013

 

Atenção com a redação no seriado da UPE

Atenção com a redação no seriado da UPE

Uma das provas que os candidatos do Sistema Seriado de Avaliação (SSA)  farão domingo é a redação. Uma das novidades deste ano é que haverá apenas um tema, ao contrário dos anos anteriores, quando havia duas opções. Outra inovação será o acesso dos candidatos aos textos corrigidos, após a divulgação do listão, previsto para sair até 31 de janeiro.
 
A professora Carla Carmelita, do Colégio Motivo, lembra aos feras a importância de colocar título na redação. “Pode criar um título, que é melhor pois demonstra que o candidato tem conhecimento do assunto, ou repetir o tema, transformando-o em título”, orienta Carla. Acentuação, pontuação e concordâncias verbal e nominal estão entre os erros campeões nas redações, diz a professora.
 
O texto deve ter entre 20 e 30 linhas e no mínimo três parágrafos. A nota da dissertação vai de zero a 10. Segundo o manual do SSA, redação escrita a lápis, que tiver até sete linhas ou redigida apenas na folha de rascunho levará nota zero. Terá essa mesma pontuação o fera que fugir totalmente do tema ou do gênero textual proposto. O candidato que tirar menos de dois pontos na redação será eliminado do processo seletivo.
 
Carla Carmelita sugere que o estudante leia o tema proposto duas ou três vezes antes de começar a escrever a redação para ter certeza de que entendeu a proposta da banca. E selecione as ideias para evitar repetí-las.
 
Fera de direito, Isadora Vilar, 18 anos, treinou bastante para a redação. Redigiu um texto por semana no cursinho e pelo menos três por mês no Colégio Motivo, onde estuda. “O que atrapalha é o nervosismo. Mas acho que não terei dificuldade na redação. Espero que o tema seja objetivo, gosto mais que tema filosófico”, diz Isadora.
 
Fonte: Blog do Fera
 

04

Nov

2013

 

Inscrição da UFPE deve ser paga até esta segunda-feira

Os candidatos que se inscreveram no Vestibular 2014 da UFPE devem validar a inscrição. Para isso, a taxa do processo seletivo precisa ser paga, até esta segunda-feira (04), em agências do Banco do Brasil. O fera que não cumprir essa etapa ficará impossibilitado de fazer as provas da segunda fase, em dezembro, nos dias 8 e 9. O valor a ser quitado é de R$110 (R$ 120 para quem tentar uma vaga no curso de Música).


Fonte: NE10 

28

Out

2013

 

Professores do Motivo comentam provas do primeiro dia

Professores do Motivo comentam provas do primeiro dia

Depois das provas, os professores do Colégio Motivo comentaram, ao vivo, as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Rogério Andrade, Gustavo Holanda e Carlos Valença comentaram as questões das provas de física, química e biologia, respectivamente, dentro da área de ciências da natureza.
Já os professores Rodrigo Pessoa, Anderson Leineker e Mário Souza falaram sobre as provas de história, geografia e filosofia e sociologia, na área de ciências humanas.
Confira AQUI os vídeos com os comentários. 

 

Páginas: