Últimas Notícias

 
 

Páginas: 

 

28

Mai

2013

 

MEC fecha inscrições do Enem com mais de 7 milhões de inscritos

Exatamente às 23h59 da segunda-feira (27), o Ministério da Educação encerrou as inscrições para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, neste ano, o número de inscritos foi recorde. Mais de 7 milhões de pessoas se candidataram para as provas, que serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Confira a reportagem completa no Portal JC Online.

 

27

Mai

2013

 

Com inscrições abertas até esta segunda, Enem será usado pela primeira vez na UPE

 

Os feras que pretendem ingressar na Universidade de Pernambuco (UPE) devem ficar atentos também ao calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com inscrições abertas até as 23h59 apenas através da internet, o exame será usado pela primeira vez este ano como a primeira fase da universidade pernambucana. Já a segunda fase e a redação serão aplicadas pela própria UPE. 

Realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, apenas as provas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais terão as notas aproveitadas pela UPE. 

A universidade também irá realizar a sua segunda etapa em dois dias. A prova de redação e as 16 questões de português serão aplicadas para todos os feras, que também farão mais três provas de disciplinas específicas do curso que escolheram.

Com exceção do curso de letras - que terá incluída na sua prova de português questões de literatura brasileira - não haverá alteração no conteúdo programático das disciplinas. 
 

PERNAMBUCO - Além da UPE, outras universidades públicas do Estado já utilizam o Enem em seu processo seletivo. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), o vestibular é totalmente realizado através da nota do Enem. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) utiliza o exame como primeira fase do seu processo seletivo. 

Fonte: NE10

22

Mai

2013

 

Enem 2013: DPU quer que candidato possa recorrer da prova de redação

 A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ) entrou com uma ação civil pública na 4ª Vara Federal para tentar garantir ao candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o direito de pedir a revisão da prova de redação.

De acordo com as regras atuais previstas no edital do exame, não há possibilidade de pedido de recurso após a divulgação das notas. Em razão do regulamento, a DPU exige do Ministério da Educação (MEC) a criação de um instrumento que possibilite a reavaliação da redação do candidato, antes da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - quando o aluno opta pela universidade, em data não definida. A prova ocorrerá entre 26 e 27 de outubro deste ano.

Confira a reportagem completa AQUI.

Fonte NE10

16

Mai

2013

 

Inscritos no Enem passam 1 milhão

 O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já chega a 1.309.532, conforme último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições começaram na última segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio.


A taxa de inscrição custa R$ 35, e pode ser paga até o dia 29 deste mês. Estão isentos do pagamento os alunos de escola pública que estão concluindo o ensino médio. Também não precisa pagar a taxa quem tem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

A inscrição deve ser feita na página do Enem. O candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13 horas (horário de Brasília).
Fonte: Agência Brasil

08

Mai

2013

 

ENEM Enem 2013: provas serão em 26 e 27 de outubro; inscrições começam dia 13 de maio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já tem data marcada. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As inscrições começam dia 13 de maio e seguem até dia 27 de maio e serão feitas pela internet, pelo site do ENEM, que ainda não está no ar, mas ficará hospedado no portal do INEP.

Confira a reportagem completa AQUI 

Fonte: NE10

07

Mai

2013

 

Filmes para assistir antes do Vestibular

 Confiram algumas dicas de filmes que irão ajudar no Enem e demais vestibulares:

 

Treze dias que abalaram o mundo - Crise dos mísseis de 1961 entre Estados Unidos e União Soviética 
Durante treze dias do mês de outubro de 1962, estas foram algumas das manchetes nos jornais de todo o mundo.
Foram treze dias nos quais o destino da humanidade esteve nas mãos de um pequeno grupo reunido no salão oval da Casa Branca. A possibilidade de uma guerra nuclear era real e as igrejas ficaram repletas de gente rezando para que o mundo não acabasse. Caravanas iam assistir ao pôr-do-sol pensando aquele ser o último. Jovens amantes prometiam morrer uns nos braços dos outros, e algumas centenas de pessoas se suicidaram.
A guerra parecia ser a única saída. Faltavam poucas horas para que os mísseis em Cuba ficassem prontos para serem usados. Todos os assessores militares diziam para o Presidente: “O tempo acabou. Temos que invadir”.
 
O Auto da Compadecida - Uma aula – com uma boa dose de humor – sobre o coronelismo 
 As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
 
O Senhor das Armas  - Aborda a nova ordem mundial formada após a Guerra Fria
Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.
 
Adeus, Lenin!  – Mostra a vida na antiga Alemanha Oriental comunista. Também fala sobre a queda do muro de Berlim.
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
 
Diários de Motocicleta  – O filme traz um pouco da vida pessoal de Che Guevara, que foi uma importante figura política.
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
 
Fonte: Archimedes

25

Abr

2013

 

Universidades de São Paulo divulgam datas dos vestibulares 2014

As principais instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo começaram a divulgar nesta quarta-feira, 24 de abril, as datas referentes aos Vestibulares 2014. São elas: universidades estaduais de São Paulo (USP), Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e as Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo (PUC-SP) e Campinas (PUC-Campinas).

Confira a reportagem completa AQUI.

Fonte: Brasil Escola 

10

Abr

2013

 

UPE divulga remanejamento extra do Vestibular 2013 e SSA 2012

Foi publicado nesta terça-feira, 09 de abril, o primeiro remanejamento extra do Vestibular 2013 e da 3ª etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2012 da Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo, foram remanejados 131 candidatos, sendo 54 pelo vestibular seriado e 77 pelo tradicional.
 

A matrícula do remanejamento extra ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 11, das 8h às 16h. Os selecionados para os cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe farão matrícula na Reitoria da UPE, localizada na Av. Agamenon Magalhães, s/n, Prédio Central, 1º andar, Santo Amaro, Recife/PE. 

Confira a reportagem AQUI.

Fonte: Brasil Escola

08

Abr

2013

 

Feras remanejados na UFPE devem realizar matrícula hoje

 Os feras remanejados na terceira lista do Vestibular 2013 da UFPE devem realizar a matrícula nesta segunda-feira até as 12h30 ou das 14h às 17h, na Coordenação do Corpo Discente do campus onde o aluno fará o curso.

 

Os documentos necessários para a matrícula são: cópia legível e autenticada do RG, Título de         eleitor e comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral (dois turnos), para maiores de 18           (dezoito) anos, ou protocolo de cartório eleitoral; Comprovante de quitação com o Serviço Militar;   Certidão de Nascimento ou de Casamento e CPF, além de original ou cópia legível e autenticada do Histórico Escolar e Certidão de Conclusão do Ensino Médio, contendo carimbo, assinatura e matrícula funcional da Direção e da Secretaria do Estabelecimento ou Certidão de Exame Supletivo do Ensino Médio (antigo segundo grau); Ficha de Dados Cadastrais preenchida disponível no site da Covest; Uma foto 3x4 e Declaração de que não possui vínculo com nenhuma Instituição Pública de Ensino Superior.
 Fonte: NE10

 

03

Abr

2013

 

UFPE divulga terceiro remanejamento amanhã

Os nomes dos classificados e reclassificados no 3º remanejamento do Vestibular 2013 da UFPE serão conhecidos nesta quinta-feira (4). Os futuros calouros deverão efetuar as matrículas na próxima segunda-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h, na Coordenação do Corpo Discente do campus onde o aluno fará o curso.

Confira a reportagem completa AQUI 

Fonte: NE10

 

Páginas: