Notícia

 

20

Dez

2009

 

Questões de Português Covest 2010 - Resolução das questões de Português

Comentário
Embora tenha causado certa surpresa a ausência de questões que envolvessem a análise de gêneros textuais, como cartuns, tirinhas e charges, o que permite avaliar a maturidade linguística do candidato, a COVEST optou por questões que privilegiam a utilização de recursos linguísticos importantes para a construção de textos coesos e concisos.

Questão 01
A atividade da escrita formal requer a ordenação das palavras numa sequência que expresse harmonia entre as estruturas sintática e semântica. O trecho abaixo não obedeceu a esse princípio textual. Mantendo o sentido original, reformule-o, de modo a conseguir uma sequência de termos que apresente uma mesma estrutura morfossintática.

Nas sociedades modernas, não há mais espaço para discriminação de racismo, religioso e econômico.

Resolução

Uma possibilidade: (sequência de adjetivos)

Nas sociedades modernas, não há mais espaço para discriminação racial, religiosa e econômica.

Outra possibilidade: (sequência de substantivos)

Nas sociedades modernas, não há mais espaço para discriminação que envolva aspectos ligados à raça, à religião e à economia.



Questão 02
“Nem sempre o conhecimento linguístico é suficiente para que se possa estabelecer uma relação de equivalência semântica entre dois ou mais termos.”

a)Explique de que maneira esse princípio se aplica ao enunciado abaixo.
b)Dê outro exemplo em que o mesmo princípio se evidencia.

O Brasil sempre foi respeitado pela qualidade de seu futebol. De fato, o nobre esporte bretão constitui uma de suas marcas de sucesso mais reconhecidas internacionalmente.

Resolução
a)A expressão “o nobre esporte bretão” retoma o termo futebol, estabelecendo coesão por equivalência semântica. O termo “esporte” é um hiperônimo de “futebol”, fato que remete a um conhecimento linguístico; já “bretão”, além desse domínio, exige do leitor um conhecimento de mundo acerca da origem desse esporte.

b)A fim de alçar voos maiores no cenário econômico brasileiro, o estado de Pernambuco vem realizando grandes investimentos no complexo de Suape, fato que propiciará ao Leão do Norte o desenvolvimento tão esperado.

 

Comentários (0)